FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dissecção de Aorta Infra-renal

Última revisão: 09/08/2017

Comentários de assinantes: 0

                Quadro Clínico

 Paciente do sexo masculino, com 78 anos de idade, hipertenso e tabagista, procura o pronto-socorro com quadro de dor abdominal intensa que teria iniciado há 10 horas. Seu exame físico torácico, incluindo ausculta pulmonar (AP) e cardíaca, é normal, e o exame abdominal não mostra alteração de ruídos hidroaéreos (RHA), sem presença de massas ou peritonismo. O paciente está taquicárdico e sudoreico.

 

A Figura 1, a seguir, mostra a tomografia computadorizada (TC) de abdome.

 

Clique na imagem para ampliar

TC: tomografia computadorizada.

Figura 1 – TC de abdome.

 

          Discussão

Com base na TC, feita com contraste endovenoso, pode-se dizer que o paciente apresenta uma dissecção da aorta infrarrenal.

As dissecções são classificadas por métodos anatômicos, sendo os mais utilizados o DeBakey e o Stanford. Dentre eles, costuma ser mais utilizado o sistema de Stanford. Esse classifica as dissecções que envolvem a aorta ascendente como tipo A, independentemente do local, e todas as outras como tipo B. A dissecção da aorta abdominal isolada é relatada de forma esporádica, podendo ocorrer devido a mecanismos iatrogênicos, espontâneos ou traumáticos.

A aorta abdominal infrarrenal é mais comumente envolvida do que a suprarrenal. Em uma revisão de 52 casos relatados, dissecções espontâneas isoladas da aorta abdominal ocorreram com mais frequência entre as artérias renais e a artéria mesentérica inferior.

 

        Bibliografia

1.      Crawford ES. The diagnosis and management of aortic dissection. JAMA 1990; 264:2537.

2.      Tsai TT, Nienaber CA, Eagle KA. Acute aortic syndromes. Circulation 2005; 112:3802.

3.      Iwasaki H, Shibuya T, Shintani T, et al. Abdominal aortic grafting for spontaneous infrarenal abdominal aortic dissection. Ann Vasc Surg 2010; 24:255.e13.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.